quarta-feira, 15 de julho de 2009

TEATRO


"Ir ao teatro é como ir à vida sem nos comprometer”.
(Carlos Drummond de Andrade)








"O teatro não se repete, apesar de ser sempre o mesmo. Cada representação é como estar diante de um novo personagem."

(Beatriz Segall)


TEATRO E EDUCAÇÃO


Nos dias atuais, nota-se que há uma grande presença do teatro na sala de aula.
O teatro tem um papel fundamental na educação, com sua função de transformação da sociedade, como diz PEIXOTO, Fernando. “O teatro tem um sentido, ou seja, é um instrumento de transformação da sociedade, através do prazer, a memorização, o vocabulário e muitos outros".
Do mesmo modo, esse trabalho visa à importância do teatro na educação, relata sobre os diferentes tipos de teatro, gêneros e modo de entender de cada um. Podemos dizer que para que se tenha uma boa relação dentro de uma sala de aula, e que possamos por meio do teatro passar algo de importante e de mudança na sociedade é necessário trabalhar o teatro. Pois com o prazer podemos inferir vários aspectos na educação.

O teatro compreende duas acepções fundamentais: o imóvel (lugar físico, edifício composto basicamente pelos espectadores e pelo palco) onde são realizados os espetáculos. E de uma arte peculiar, passada ao público por mediação do ator.
A origem da palavra grega do teatro estabelece o lugar físico do espectador; “lugar onde se vê”. Contudo o teatro também é o recinto onde acontece o drama frente aos espectadores.
Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa se apoiar em uma tríade, que chamamos de Tríade Essencial: quem vê, o que se vê, e o imaginado (o ator, o texto e o público). Sem a reunião dessa tríade, o fenômeno teatral não se processa.
O teatro é uma arte em que o ator, ou conjunto de atores interpreta uma história ou atividades, com subsídio de dramaturgos, diretores e técnicos, que tem como finalidade apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.
O Teatro na Escola tem uma importância fundamental na educação. Ele permite ao aluno uma enorme "gama" de aprendizados, pode-se ser citados como exemplos a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros.
Através do teatro, o professor pode perceber traços da personalidade do aluno, seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento e essa situação permite ao educador, um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.
Há várias maneiras de cada professor trabalhar, de ensinar, cada um usa uma didática, um caminho de ensino. O professor deve mostrar vários recursos para que o aluno possa adaptar na maneira mais conveniente.
É necessário que o professor trabalhe com teatro na escola, pois é uma maneira de conhecer o aluno, um meio de integração, uma forma de o aluno desinibir-se, divertimento e de transformação.
Sabemos que não existe uma arte subjetiva, sempre tem influência de outras culturas. E que o teatro é importante na formação do cidadão.
Dessa forma cabe ao professor cumprir seu papel, o não cumprimento do mesmo é um desrespeito ao educando, conforme diz Freire: "Educação para a liberdade".



A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação.

Fernando Pessoa


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. Revisão Maria Amélia Dalsenter. Ana Maria M. Barbosa. São Paulo: Brasilense. (Col. Primeiros Passos).
MAGALDI, Sábato. Iniciação ao teatro. 7ª edição. São Paulo: Ática, 2006. (Série Fundamentos).
REVERBEL, Olga. Teatro: uma síntese em atos e cenas. Revisão Suely Bastos, Paulo Brodoy e Manfredo Rotermound. Porto Alegre: LEPM, 1987. (Col. Universidade livre).

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