quinta-feira, 16 de julho de 2009

A Auto estima e motivação na sala de aula



A indisciplina encontra-se nas salas de aula, pode ser que esteja sinalizando a falta de motivação dos alunos em frente aos conteúdos acadêmicos, ou metodlogia de ensino que nao favorece a apredizagem eficaz, ou até mesmo a dificuldade na relação professor-aluno.


A importância da motivação nas atividades de ensino-aprendizagem tem sindo reforçada por pedagogos e psicólogos, pois os métodos de ensino deve sempre que possivel respeitar a individualidade de cada aluno.


Se formos analisar a palavra "motivação": Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação.Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Reforçando Nérici (1993) diz que a motivação é como um incentivo, um estímulo exterior que visa despertar noindivíduo vontade ou interesse para algo.


Conseguir que os alunos se sintam motivados para aprendizegem é um dos primeiros passos para uma erradicação da indisciplina, ja que sabemos que é um grande desafio para o professor e para escola. Os professores esperam dos alunos respeito aos colegas e demais componentes da escola, que estejam disciplinados para aprender, porém isso não é sinônimo de um aluno que fique em silêncio o tempo todo e que nao tenha voz ativa na sala de aula. O silêncio pode nao nos garantir que o aluno está aprendendo. Ja que sabemos que os alunos aprende quando participa, argumenta suas idéias, tira dúvidas. Essa participação ativa dos alunos é expressão de motivação e de uma aprendizagem significativa.


Muitas vezes os alunos sao rotulados, de indisciplinados, imperativo, etc... Só que a escola nao refletem em suas práticas pedagógicas, em sua metodologia de ensino. Por exemplo, é importante o professor induzir o aluno à motivação, ajuda-lo com a auto estima, pois alunos desmotivados e com baixa auto estima tem a aprendizagem afetada.


Uma baixa auto-estima, pode desenvolver nas crianças (alunos) vários sentimentos, como angústia, a dor, o desânimo, vergonha entre outros. As vezes a pessoa se sente desvalorizada, sempre estará se comparando com outras em relação a capacidade dos demais, sempreverá os outro superiores a ela. Um auto-estima positiva é fundamental para o crescimento das crianças e favorece a aprendizagem.


A auto-estima se constrói através de um processo de assimilação e interiorizaçã, desde que a criança nasce, mas queao longo de toda a vida pode ser modificada.


O afeto e o carinho podem ser considerados um guia de auto estima. O mesmo deve fazer, por exemplo quando o aluno é rotuladocomo mal, inútil, indisciplinado, e quem sempre é discriminada e deixada de lado, fazendo se sentir marginalizada e rejeitada de todos. Cabe ao professor inferir o afeto, a socialização e para que o professor ajude o aluno a costruir uma boa auto estima deve considerar alguns fatores como o temperamento do aluno, suas habilidades, mecanismo de defesa, e seu nível cognitivo.
Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.
Não devemos julgar a vida dos outros, porque cada um de nós sabe de sua própria dor e renúncia. Uma coisa é você ACHAR que está no caminho certo, outra é ACHAR que seu caminho é o único!

Nenhum comentário:

Postar um comentário